As cores preto e dourado, nos fazem remeter ao passado, onde todo amante da velocidade se lembra com carinho e emoção de um carro espetacular que foi guiado por Gênios, como Emerson Fitipaldi e o nosso saudoso Airton Senna.
Um Pouco de História!
Fundada pela Lenda Collin Chapman, em 1952, na cidade Hornsey,no Reino Unido a Lotus Engineering Ltd, conquistou o sucesso rapidamento com o MK6(foto 1) e o MK8(foto 2).
A Team Lotus separou-se da Lotus Engineering em 1954. Um novo regulamento foi anunciado para a Fórmula 2 em 1957 e na Grã-Bretanha vários organizadores correram para definir os carros com novos regulamentos no decurso de 1956. A maior parte dos carros inscritos naquele ano foram carros desportivos, liderados pelos Team Lotus, dirigidos por Cliff Allison e Reg Bricknell
Um Lotus MkIX de 1955.
No ano seguinte, o Lotus 12 apareceu. Primeiro piloto em 1958, Allison ganhou o campeonato no Circuito de Silverstone, derrotando o Cooper de Stuart Lewis-Evans. O motores Coventry Climax foram utilizados no Type 14, uma versão do original Lotus Elite.
Em 1952 os motores Coventry Climax foram ampliados para 2.2 litros. Em 1958, Chapman decidiu ingressar na Fórmula 1 com um par de Lotus 12, no Grande Prêmio de Mônaco com Graham Hill e Cliff Allison como pilotos. Ainda no mesmo ano os carros foram substituidos pelos Lotus 16.
Em 1959 os motores Coventry Climax foram ampliados para 2.5 litros e Chapman continuou a mantê-los na dianteira dos carros, conseguindo poucos resultados. Então, em 1960 Chapman trocou para o motor central nos Lotus 18. O sucesso da empresa foi tão grande, que foi necessário expandir, mudando para novas instalações em Cheshunt.
Pilotos
* 1958 - Cliff Allison, Graham Hill e Alan Stacey.
* 1959 - Pete Lovely, Graham Hill, Innes Ireland e Alan Stacey.
* 1960 - Innes Ireland, Alberto Larreta, Alan Stacey, Jim Clark, Ron Flockhart e John Surtees.
* 1961 - Innes Ireland, Jim Clark, Trevor Taylor e Willy Mairesse.
* 1962 - Jim Clark e Graham Taylor.
* 1963 - Jim Clark, Trevor Taylor, Mike Spence e Pedro Rodríguez.
* 1964 - Jim Clark, Peter Arundell, Mike Spence, Gerhard Mitter, Walt Hansgen e Moises Solana.
* 1965 - Jim Clark, Mike Spence, Gerhard Mitter, Giacomo Russo (Geki) e Moises Solana.
* 1966 - Jim Clark, Peter Arundell e Giacomo Russo (Geki).
* 1967 - Jim Clark, Graham Hill, Giancarlo Baghetti e Moises Solana.
* 1968 - Graham Hill, Jim Clark, Jack Oliver, Bill Brack, Mario Andretti e Moises Solana.
* 1969 - Graham Hill, Jochen Rindt, Mario Andretti, Richard Altwood e John Miles.
* 1970 - Jochen Rindt, John Miles, Emerson Fittipaldi e Reine Wisell.
* 1971 - Emerson Fittipaldi, Reine Wisell e Dave Charlton.
* 1972 - Emerson Fittipaldi, David Walker e Ronnie Peterson.
* 1973 - Emerson Fittipaldi e Ronnie Peterson.
* 1974 - Ronnie Peterson, Jacky Ickx e Tim Schenken.
* 1975 - Ronnie Peterson, Jacky Ickx, Jim Crawford, Brian Henton e John Watson.
* 1976 - Mario Andretti, Ronnie Peterson, Gunnar Nilsson e Bob Evans.
* 1977 - Mario Andretti e Gunnar Nilsson.
* 1978 - Mario Andretti, Ronnie Peterson e Jean-Pierre Jarier.
* 1979 - Mario Andretti e Carlos Reutemann.
* 1980 - Mario Andretti, Elio de Angelis e Nigel Mansell.
* 1981 - Nigel Mansell e Elio de Angelis.
* 1982 - Nigel Mansell, Elio de Angelis, Roberto Moreno e Geoff Lees.
* 1983 - Nigel Mansell e Elio de Angelis.
* 1984 - Nigel Mansell e Elio de Angelis.
* 1985 - Ayrton Senna e Elio de Angelis.
* 1986 - Ayrton Senna e Johnny Dumfries.
* 1987 - Ayrton Senna e Satoru Nakajima.
* 1988 - Nelson Piquet e Satoru Nakajima.
* 1989 - Nelson Piquet e Satoru Nakajima.
* 1990 - Martin Donnelly, Derek Warwick e Johnny Herbert.
* 1991 - Mika Häkkinen, Julian Bailey, Johnny Herbert e Michael Bartels.
* 1992 - Mika Häkkinen e Johnny Herbert.
* 1993 - Johnny Herbert, Pedro Lamy e Alessandro Zanardi.
* 1994 - Johnny Herbert, Pedro Lamy, Alessandro Zanardi, Philippe Adams, Éric Bernard e Mika Salo.
Motores
* Climax - Straight (1958 a 1961)
* Climax V8 (1962 a 1966)
* BRM H 16 (1966)
* BRM V8 (1966 a 1967)
* Cosworth (1967 a 1983)
* Renault V6 (1983 a 1986)
* Honda V6 (1987 e 1988)
* Judd V8 (1989 e 1991)
* Lamborghini V12 (1990)
* Ford V8 (1992 e 1993)
* Mugen Honda V10 (1994)
No início de seu blog pensei que se tratava de carros clássicos produzidos para consumo. A virada para carros de competição, entretanto, não desagrada, e revela uma bem cuidada pesquisa histórica.
ResponderExcluirLembro-me do desprezo com que víamos a equipe Copersucar (completei 45 anos em 2010), e é verdade, ainda hoje o brasileiro não se contenta com nada que seja inferior ao título, o campeonato, o primeiro lugar. Nossos atletas vão de um extremo a outro, de heróis a bandidos, apenas por terem ou não conseguido o primeiro lugar. Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra, diria meu avô.
Mas de valta ao blog: gostei do "Brazilian twist" que você deu às informações, e espero ver mais histórias e estórias de brasileiros nesse tipo de competição.
Abraço e sucesso;
Cássio
Cássio, Agradeço pelo sua vista e fico feliz em saber que agradei, com esse blog.
ResponderExcluirRealmente, o povo brasileiro somente se contenta com o Título, em todos os eventos esportivos, como futebol, voley, atlstismos etc, mas se esquecem que os atletas que estiveram lutando pra conseguir chegar lá suaram muito a camisa pra conseguir seu status de campeão!
A Escuderia Fittipaldi, foi uma escuderia promissora, mas como nao houve um aporte financeiro dos empresários brasileiros, acabou por sumir do mundo automobilistico, o que é uma pena, pois como vimos na matéria ela ficou à frente até mesmo da Ferrari, e se hj ela competisse ainda, estaria no meio do pelotão , lutando com Willians, Toro Rosso, Force India.
Obrigado por sua vista.